logo

Consórcio liderado pela SUEZ Brasil venceu licitação e assina contrato com a Sabesp para reduzir o volume de perdas de água tratada no Setor de Abastecimento de Água Chácara Flora, na Zona Sul de São Paulo, por meio de ações de controle de pressão, de vazamentos e adequação da infraestrutura para melhorar a eficiência operacional do setor.

O trabalho, com duração prevista de 24 meses, compreende a varredura da rede de abastecimento de água para detecção de vazamentos não visíveis, implantação válvulas redutoras de pressão (VRP) com controlador e datalogger de pressão para monitoramento, reparo de vazamentos, troca ramais com problema e substituição de 15 km de rede pelo método não destrutivo.

O grande diferencial é a forma de contratação, chamada de «performance», na qual a contratada é remunerada em função do volume de água recuperado no sistema. A meta na Chácara Flora é recuperar mensalmente 115 mil m³ de água.

A SUEZ tem experiência nesse tipo de contrato com a SABESP, cliente com o qual já assinou sete contratos de controle de perdas, entre eles, no Jardim São Luiz, o maior setor de abastecimento (com 36.412 km² e mais de 700 mil moradores) da companhia, no extremo da Zona Sul da capital paulista, uma das regiões que registrava um dos maiores índices de perdas de água.