logoOs grupos SUEZ e Bouygues Construction acabam de assinar um acordo global para, no prazo inicial de três anos, desenvolverem juntos novas soluções para a gestão de recursos otimizados, construção sustentável e economia circular.

Em 2030, o planeta terá 9 bilhões de pessoas, sendo 60% nas zonas urbanas e em 40 megacidades com mais de 10 milhões de habitantes. Em um mundo onde os recursos são escassos, um dos grandes desafios deste século é a gestão sustentável desses recursos. As aglomerações urbanas terão de se reinventar para reduzir o consumo de energia e de água, estabelecer uma economia circular virtuosa voltada particularmente para reciclar resíduos, gerir melhor os transportes  (integrando edifícios e bairros cada vez mais conectados), dar mais es[aço à natureza para garantir uma melhor qualidade de vida e uma menor pegada de carbono.

                                                                      Mobilizar o conhecimento dos dois grupos em favor da construção mais sustentável.

Diante desse desafio, a SUEZ coloca sua experiência (tratamento de água, reciclagem e recuperação de resíduos) para implementação de projetos urbanos, enquanto Bouygues Construction, que tem o meio ambiente e construção sustentável no coração de sua estratégia, entra com sua expertise no desenvolvimento de eco-bairros, do projeto ao suporte ao usuário por meio de novos serviços. As duas empresas já colaboram em vários projetos e foram capazes de oferecer soluções inovadoras para otimizar a gestão e rastreabilidade de escombros de demolição.

A parceria global entre SUEZ e Bouygues Construção, no entanto,  pretende ir mais longe. Desta vez, compartilhando seu conhecimento para desenvolver soluções inovadoras por meio de novas ofertas conjuntas dentro da lógica de economia circular.

O acordo vai incluir a recuperação dos resíduos e materiais reciclados, processamento e gestão da água, desenvolvimento de soluções logísticas em canteiros de obras, aproveitamento de recursos locais ou soluções descentralizadas e o desenvolvimento de parcerias público-privadas. “Este acordo marca uma nova etapa na história dos nossos dois grupos, que já se uniram no âmbito de projetos emblemáticos como o reaproveitamento de materiais das demolições necessárias para o projeto Grand Paris Express “, diz  Jean-Louis Chaussade, CEO da SUEZ . “Hoje, em resposta aos grandes desafios da urbanização e da economia circular, estamos reforçando nossa mobilização para uma indústria da construção virtuosa e o desenvolvimento da cidade-recurso”.

Para Philippe Bonnave, CEO da Bouygues Construction, as duas empresas têm uma longa história de colaborações bem sucedidas na França e no mundo no âmbito de soluções inovadoras para seus clientes:  “Hoje, a emergência ambiental nos encoraja a ir mais longe e de mobilizar nossas respectivas experiências para oferecer todas as soluções para uma melhor utilização dos recursos .”

Bouygues Construction
Um player global na indústria da construção em mais de 80 países, Bouygues Construção projeta, constrói e opera projetos no setor infraestrutura e indústria. Líder da construção sustentável, Bouygues defende sua primeira inovação de valor agregado: a “inovação compartilhada” para o benefício dos clientes, melhorando a produtividade e as condições de seus mais de 50 mil funcionários. Em 2016, Bouygues Construction faturou 11,8 bilhões de euros. 

SUEZ
Estamos na era da revolução dos recursos. Com o aumento da população mundial, a crescente urbanização e a escassez de recursos naturais, otimizar e alavancar recursos é essencial para o nosso futuro. A SUEZ atende 58 milhões de pessoas em saneamento e reutiliza 882 milhões de m3 de águas residuais. SUEZ também recupera 16,9 milhões de toneladas de resíduos por ano e produz 3,9 milhões de toneladas de matérias-primas secundárias, além de 7 TWh de energia local e renovável. A SUEZ salva clientes da emissão de 9,5 Mt CO2e de emissões de GEE. Com quase 84 mil empregados, a SUEZ presente nos cinco continentes é um jogador-chave da economia circular para a gestão sustentável dos recursos. Em 2016, SUEZ gerou receita de 15,3 mil milhões de euros.

 CONTATOS
 SUEZ                                                                                  RLC Comunicação e Ideias
 Mathilde Saada – Responsável pela Comunicação                   Leila Reis – PR
+55 11 2611 3739                                                                  + 55 11 3673 4452
Mathilde.saada@suez.com                                                 leila@rlcpress.com.br

 

 

 

foto: Jean-Louis Chaussade, CEO da SUEZ, e Philippe Bonnave, CEO da Bouygues Construction, assinam acordo na sede da SUEZ em Paris