logoVivemos em uma sociedade onde o mercado de trabalho, especialmente no que diz respeito à infraestrutura, é predominantemente masculino. Não há dúvida que a participação das mulheres vem crescendo permanentemente, mas as oportunidades de exposição e reconhecimento de seus talentos ainda não asseguram um espaço equilibrado. Não é raro, uma executiva participar de reuniões de negócios com 10, 12 pessoas e ser a única mulher na mesa.

Na rotina empresarial, um desafio que se prolonga para as profissionais é sensibilizar os líderes do potencial da diversidade. O fato de muitas mulheres, por uma questão cultural ainda assumirem mais de uma jornada de trabalho, dá a elas uma perspicácia que vai muito além das expectativas atuais. Pode-se chamar de atenção multifocal ou múltiplas competências ou jogo de cintura, mas as habilidades que a mulher desenvolve dentro e fora do ambiente de trabalho – ao administrar suas próprias ambições e conciliá-las com a família, escola, amigos – tornam os desafios do cotidiano mais criativos, mais vivos.

Esse fato vem sendo notado pelas empresas. É o caso da SUEZ que ao longo de sua história vem construindo um ambiente de cuidado e de interesse pelas diversidades. No caso específico da mulher, ela tem como meta a ocupação de 33% dos cargos de liderança por profissionais do sexo feminino até 2021. Nos quase 10 anos em que trabalho na SUEZ, percebo que o DNA da empresa está intimamente ligado ao respeito pelas diferentes culturas (afinal a empresa atua nos 5 continentes), faixas etárias e gêneros.

Convivemos com mulheres trabalhando em minas, em plataformas de petróleo em alto mar, em estações de tratamento de água e de resíduos, e a SUEZ tem o cuidado de identificar e de cuidar do ambiente onde este universo vem se posicionando cada vez mais, indo além da questão técnica e dos estereótipos.

No dia 8 de março, vamos ousar, vamos expor nossa capacidade feminina de gestoras, criadoras e, por que não, equilibristas? Neste Dia Internacional da Mulher, vamos mostrar que o setor em que atuamos, de saneamento, de infraestrutura – reconhece a condição feminina pelo mais, pela sua grandeza. 

A SUEZ, cada vez mais se prepara para atrair profissionais flexíveis e criativos, capazes de viver a diversidade como a cultura da globalidade.

E é nesse ambiente, onde somos expostas a exercitar nossa capacidade incessante de planejar, de enfrentar, de responder ao inesperado, é nessa realidade de equilibristas que a vida nos conduz para liderar uma verdadeira renovação de conceitos seja para o mundo corporativo, seja para a sociedade.