ABCIP_logoEMPRESAS DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA GANHAM ENTIDADE NACIONALuinta-feira, dia 26, um debate sobre as perspectivas do mercado de renovação do parque de iluminação pública brasileiro marca o lançamento da ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas dos Serviços de Iluminação Pública 

Dar suporte e defender os interesses das empresas prestadoras de serviços de iluminação pública é a missão da recém-criada ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública, presidida pelo advogado Eduardo Gurevich, especialista em infraestrutura, em evento no Hotel Meliá Jardim Europa.

Entre os palestrantes do evento de lançamento da ABCIP, estão Oscar Lima, chefe do Departamento de Parcerias Público Privadas do BNDES, Pedro Vicente Iacovino. Diretor da Caraguá Luz e Frederico Turolla, sócio da Pezco Economic and Business Intelligence.

“Com a transferência da responsabilidade da iluminação pública para os municípios, as PPPs para esses serviços entraram definitivamente em pauta,” diz Gurevich. “É uma oportunidade para as empresas colocarem sua expertise à disposição do desenvolvimento urbano. A ABCIP surge para representar esse segmento, discutir e propor políticas que atendam as demandas do setor”.

Para a ABCIP, é importante garantir a transparência nas licitações e regras claras para que os contratos para a prestação dos serviços de iluminação sejam sustentáveis para as empresas e municípios.

Além do investimento em iluminação pública, que deverá ser de R$ 26,3 bilhões nos próximos 15 anos (de acordo com o Banco Mundial), as PPPs permitirão trazer novas tecnologias utilizando a infraestrutura urbana disponível, aportando maior segurança e comodidade para a população na utilização do espaço público, associando à iluminação pública outros serviços, tais como, controle e sinalização do tráfego, serviços de tecnologia, vigilância através de câmeras de vigilância inteligentes, dentre outros.

Iluminação pública

Os serviços de iluminação pública compreendem, basicamente, o fornecimento de equipamentos e a prestação de serviços para iluminação de ruas, praças, avenidas, túneis, passagens subterrâneas, jardins, vias, estradas, passarelas, abrigos de usuários de transportes coletivos, logradouros de uso comum e livre acesso, inclusive a iluminação de monumentos, fachadas, fontes luminosas e obras de arte de valor histórico, cultural ou ambiental, localizadas em áreas públicas e definidas por meio de legislação específica. 

LANÇAMENTO DA ABCIP – Associação Brasileira das Concessionárias Privadas dos Serviços de Iluminação Pública
DIA: 26/04 – a partir das 9h
LOCAL: Hotel Meliá Jardim Europa
Rua João Cachoeira, 107 – Itaim Bibi – São Paulo-SP