IMG_6800COMEÇAM HOJE AS AÇÕES QUE MARCAM O DIA DOS OCEANOS, EM OLINDA

Alunos da rede pública, pais, mães, professores, funcionários da Nova Olinda e da Compesa participarão da campanha para redução do uso de plástico e do descarte de lixo nos oceanos no dia 8 de junho.

Todo ano, mais de oito milhões de toneladas de plásticos e microplásticos vão parar dentro dos oceanos comprometendo o ecossistema marinho – animais são mortos por asfixia ou lesões internas provocadas pela ingestão desses polímeros – e, em última análise, colocando em risco a qualidade de vida e a saúde do próprio homem. Diante dessa tragédia, faz-se necessária uma profunda mudança de hábitos.

Assim, o Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), a partir das 8 horas, a orla do antigo Quartel da Polícia Exército, em Olinda, Pernambuco, será o local de uma campanha contra os resíduos sólidos, em especial, os plásticos, que estão ameaçando a saúde dos oceanos. Serão palestras, manifestações artísticas e culturais, oficinas e um mutirão para a coleta de resíduos.

Promovido pela SUEZ, líder do consórcio NOVA OLINDA, em parceria com a Prefeitura de Olinda e a Compesa, o mutirão de coleta de resíduos, do qual participarão alunos da rede pública municipal, colaboradores das empresas e moradores, será o ápice da série de eventos a ser iniciada no dia 4, com o propósito de sensibilizar a população para a necessidade de manter os oceanos limpos, como forma de garantir o equilíbrio na vida no planeta.

Todo o material coletado será exposto no calçadão da Praia do Quartel para que a população tenha uma ideia do volume de lixo que vai parar no mar, prejudicando seriamente o meio ambiente. Depois o plástico será encaminhado para a cooperativa de catadores para reciclagem.

Patrulha do canudo – Com uma vida útil de quatro minutos, os canudinhos são responsáveis pela grande poluição dos mares e por graves danos à saúde dos animais marinhos. A ideia é transformar os estudantes e moradores em agentes multiplicadores da ideia da necessidade de abandonar o uso desse artigo que  causa tanto estrago no meio ambiente.

A partir desta segunda
Os eventos começam com a ação Patrulha do Canudo – escolha recusar, com palestras na Escola Dona Brites de Albuquerque (Bairro Novo), Escola Criança Feliz (Bultrins), na segunda-feira, dia 4 (9 e 14h), Escola Lions Dirceu (Bultrins), Escola Nossa Senhora do Monte (Monte) terça-feira, dia 5 (9 e 14h).

No Clube de Mães Risoleta Neves (Bairro de Rio Doce) quarta-feira, dia 6 (14h), as famílias impactadas pelo Projeto Olinda + Água participarão de rodas de diálogos para discutir formas de reduzir o consumo de plásticos no dia-a-dia, tais como, trocar os sacos plásticos por reutilizáveis nos supermercados, comprar a granel e reutilizar os frascos de vidro para armazenar os alimentos.

Esse também será o assunto do Diálogo Diário de Segurança no canteiro de obras da Nova Olinda (Ouro Preto) no dia 7, com o objetivo de reduzir o consumo de artigos plásticos (copos de água e de café) no ambiente de trabalho.

O mutirão
Dia 8 (sexta feira), das 8 às 12 horas, os voluntários se reúnem no Calçadão da Orla da Praia do Quartel para participar da seguinte programação:

Redução do Uso de Plástico e Descarte Inadequado de Resíduos Sólidos no Mar – palestra da bióloga Rosany Lócio, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e do biólogo Moisés Santos, Supervisor Ambiental do Projeto Olinda + Água)

Apresentação do Peixe Boi (ICMBio)

Oficina Reciclar e Preservar – confecção de bolsas com banners usados e embalagens cartonadas para alimentos e bebidas

Movimento Catamisto – apresentação teatral, de artes plásticas e de música com instrumentos produzidos com resíduos sólidos

Mutirão de coleta de resíduos sólidos – os voluntários recebem luvas e sacolas plásticas biodegradáveis para a coleta

Produção de obra de arte – aproveitando parte dos resíduos coletados no mutirão

Gincanas ambientais com Arte Educador

Distribuição de sacolas ecológicas

Apresentação do Grupo Coco de Olinda