São Paulo, 13 de setembro – Mais de 80 pessoas participaram da cerimônia de lançamento da Virada da Consciência no auditório da Faculdade Zumbi dos Palmares. O evento anunciado hoje pelo reitor José Vicente vai transformar São Paulo na Capital da cultura negra entre 18 e 21 de novembro. Com atividades nos principais pontos de cidade, a VIRADA terá escritores brasileiros e estrangeiros discutindo seu trabalho, enquanto um Seminário Internacional debate a inclusão da temática afro-brasileira nos currículos escolares na Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra – a 6ª FLINKSAMPA – , que homenageia a escritora Conceição Evaristo, presente à solenidade.

“Agradecemos aos 40 parceiros que compraram com entusiasmo a ideia desse evento que vai oferecer atividades de todas as naturezas a mais de cinco mil pessoas,” disse José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares e idealizador da VIRADA. “Saúdo a escritora Conceição Evaristo que tivemos a felicidade de escolher como a grande homenageada da nossa festa literária. Conceição Evaristo, para nós, é imortal.”

“Precisamos de uma trabalho coletivo para sobreviver. O espírito quilombola nos acompanha na nossa organização e na sociedade,” disse Conceição Evaristo. “A Faculdade Zumbi dos Palmares e a Virada da Consciência são o quilombo moderno que serve para nos unir e nos afirmar culturalmente.”

À plateia formada por representantes dos parceiros, lideranças negras e autoridades municipais, entre elas, o secretário de Esportes do Município, João Farias, o reitor antecipou algumas das principais atrações da Virada, entre elas, exposições no Centro Cultural do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, oficinais e competições esportivas.

“Será uma grande oportunidade para celebrarmos a capacidade criativa e o talento da população negra,” disse a pró-reitora Francisca Rodrigues. “Com uma diferença: na nossa Virada, a população não será apenas espectadora, mas participante”.

A VIRADA

Esportistas profissionais e amadores participam de competições que culminam com a Corrida da Igualdade no dia 20, em que se comemora a Consciência Negra. Um festival de capoeira, campeonato de basquete universitário e a final do campeonato do futebol de várzea integram a programação. O Museu do Futebol, no Estádio do Pacaembu, terá entrada franca no dia 20, para os convidados da Virada da Consciência. Também no Pacaembu, craques másters do Corínthians e artistas formarão o time que vai jogar contra a seleção da Zumbi dos Palmares.

Apresentações musicais, de dança, teatro, moda, beleza, cinema, além de mostras de artes visuais em vários pontos da cidade de São Paulo. Palestras, debates e rodas de conversa sobre a igualdade e a tolerância estão no cardápio do evento que vai mexer com a vida da Capital. Vai haver atividades relacionadas à temática afro-brasileira em 36 CEUs, cinco bibliotecas, nos museus sob responsabilidade do Município, no Memorial da América Latina e outros.

A parceria com a Prefeitura de São Paulo, Banco do Brasil, Coca-Cola, Natura, Memorial da América Latina, Sesc, Sesi, Fundação Bradesco, entre outros, amplia o impacto da Virada da Consciência, cuja característica principal será oferecer oportunidade de participação da população nas atividades e não apenas figurar como espectador.

A programação completa está no site www.viradadaconsciencia.com.br

Crédito Fotos – Odair Soares

 

 

José Vicente - Reitor Público Plateia José Vicente - Reitor e João Farias - Secretário Municipal de Esportes e Lazer José Vicente - Reitor (2)Tom Farias, Francisca Rodrigues, Conceição Evaristo, José Vicente e Mayra Lanza