dna-art_sala-4

Transformar sua sequência genética (DNA – sigla do ácido desoxirribonucleico) em uma tela e pendurá-la na parede pode até remeter a uma cena de filme de ficção científica, mas não é. A proposta é bem real e poderá ser realizada a partir de setembro, na flagship da Urban Arts, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo.
Unindo genética e design, o DNA Art oferece uma oportunidade única de conhecer, ter e/ou presentear com obras de arte exclusivas, proporcionando assim uma experiência reveladora e inigualável com profundo significado pessoal: ter seu DNA transformado em uma peça de arte.
“Numa época em que a tecnologia, por mais que seja necessária, acaba afastando as pessoas, tudo o que pudermos fazer para humanizar as relações ou as “coisas”, será muito bem vinda”, explica André Diniz, criador da Urban Arts.

O procedimento é bastante simples e pode ser realizado em pouco tempo. Basta adquirir o kit DNA Art/Urban Arts, fazer a coleta do seu DNA e enviar para a ArtBio. Depois, é só selecionar uma das 12 opções de cores exclusivas que permitem expressar a sua personalidade e harmonizar com a sua decoração, e pronto.

O laboratório fica responsável pelo processo de extração do seu DNA, a Urban Arts pelo processo criativo e em poucas semanas você receberá o quadro. As amostras de DNA são processadas sob rigorosas normas de privacidade e segurança. E cada amostra é descartada no laboratório imediatamente após a imagem digital ser capturada com sucesso. Para cada obra é emitido um certificado de autenticidade assinado por um biólogo vinculado ao projeto. Este documento certifica a legitimidade e autenticidade da obra de arte criada a partir da aplicação da técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR).

“Ciência e tecnologia definem o futuro de um povo e, hoje, são consideradas mais excludentes que o capital. No Brasil, assim como em países com marcas fortes de desigualdade social, a divulgação científica tem um importante papel de inclusão. Através da parceria DNA Art/ArtBio – Urban Arts, esperamos viabilizar ações culturais e educativas que promovam debates relevantes e contribuam para a democratização da ciência no Brasil”, pondera Paula Carneiro, coordenadora da ArtBio.

Você pode ter o seu DNA exposto na parede, presentear quem tanto ama com um kit e quem sabe incentivar outras pessoas a terem também – as obras de DNA são verdadeiras declarações de amor e ideais para noivos, casais, irmãos, familiares e amigos.

A Urban Arts oferecerá as obras em diversos tamanhos e acabamentos e custarão a partir de R$ 2.699,00. Inicialmente, os kits estarão disponíveis na flagship da marca, na Alameda Gabriel Monteiro da Silva, em São Paulo, mas a ideia é expandir para as outras 14 unidades espalhadas pelo Brasil.