elle-novembro-capa

Cinco anos após quebrar tabus com o ensaio da modelo Léa T — o primeiro na história das revistas de moda a levar uma modelo transexual à capa — a ELLE que chega às bancas dia 4 realiza o primeiro ensaio de capa de Valentina Sampaio, modelo trans sensação na SPFW. Nas páginas da edição de novembro, Valentina falou sobre preconceito contra mulheres trans, o sonho de ser uma angel da Victoria’s Secret e sua vontade de, um dia, constituir família com o namorado.
Nascida em Aquiraz, no Ceará, ela é a primeira transexual no mundo a ser porta-voz da L’Oréal Paris, estrelando uma campanha ao lado das globais Grazi Massafera, Taís Araújo e Juliana Paes. A modelo conta que se assumiu como mulher aos 8 anos e contou com o apoio da família desde o início; bem resolvida com si mesma, lembra que não enfrentou problemas de aceitação na escola. “Se eu dizia que era uma menina, como poderia não ser? Passava despercebida e ao mesmo tempo era muito popular. Até porque crianças não nascem com preconceito. Isso vem dos adultos”, afirma.
Valentina diz que foi apenas na fase adulta, quando começou a se expor como modelo em entrevistas, que passou a conviver com comentários maldosos e discriminação. “Pude ver o quanto as pessoas são cruéis”, desabafa a modelo, que ao mesmo tempo acredita no poder que o debate tem para mudar as opiniões retrógradas. “É uma coisa que precisa ser discutida para que deixe de ser tabu em algum momento. Muita gente associa os transexuais à prostituição, a coisas ruins. As pessoas precisam aprender que o ser humano é diverso e que a gente sente e ama do mesmo jeito”, diz.
No SPFW, Valentina desfilou para grifes como Vitorino Campos, Ronaldo Fraga, Fernanda Yamamoto e À la Garçonne, e ainda se prepara para ser a estrela da campanha de verão da Morena Rosa. Uma carreira meteórica para quem nunca tinha pensado em ser modelo — hoje ela sonha grande. “Quero fazer trabalhos mais importantes e ser Angel da Victoria’s Secret”, diz.

Confira a entrevista completa na publicação do Grupo Abril, que chega sexta-feira (04) às bancas.