DANIEL GREEN, do SANTANDER GUREVICH COM A EQUIPE DA PPP DE IP DO RJ-abcip-019 Maria Eduarda Berto, do IFC

A PPP proposta pelo IFC para a segunda maior cidade brasileira, que vai exigir investimento de mais de R$ 1 bilhão, foi apresentada em São Paulo para mais de 100 profissionais do setor.

Uma modelagem inovadora, na qual a concessionária compartilha sua eficiência com o município e torna obrigação da empresa contratada a implantação de recursos de cidades inteligentes. Esse é o resumo da PPP de iluminação pública da cidade do Rio Janeiro, cujo edital está prestes a ser lançado, apresentada por Maria Eduarda Gouvea Berto, líder do projeto de modelagem da PPP do RJ feito pelo IFC – International  Finance Corporation, em parceria com o BNDES e BID.

Promovido pela ABCIP (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços de Iluminação Pública), o seminário que detalhou o projeto de PPP do Rio de Janeiro teve na plateia do auditório do Banco Santander, em São Paulo, profissionais  interessados no setor de IP, entre eles, executivos de concessionárias, do mercado de capitais, da indústria de equipamentos, de energia, advogados e consultores.

“Em seu primeiro aniversário, a ABCIP tem a honra de apresentar ao mercado o road show de uma das PPPs mais emblemáticas do país”, disse Eduardo Gurevich, presidente da ABCIP. “A inovação do projeto e a transparência de sua trajetória só reforçam esse setor que vai fazer diferença no desenvolvimento das cidades brasileiras”.

Para Daniel Green, responsável pelo setor de PPPs do Santander, é “importante que os projetos nasçam de maneira correta para que aumente o volume de investimentos na infraestrutura do país”.

O projeto modelado pelo IFC contempla a modernização, eficientização, expansão e manutenção da rede de Iluminação Pública no Rio, assim como a implementação de tecnologias de cidades inteligentes (SmartRio).

A economista Maria Eduarda Berto elencou os benefícios que a PPP, que terá duração de 15 anos, vai trazer para a cidade de 6,7 milhões de habitantes, que tem o segundo maior PIB entre as cidades brasileiras e 435 mil pontos de luz. “Além da modernização do parque, da economia do consumo de energia de, no mínimo 50%, a PPP vai trazer uma melhoria de iluminação das paradas de ônibus, valorizar os monumentos históricos e culturais,” informou Maria Eduarda. “A população desfrutará de maior segurança não só com a universalização da iluminação pública, mas com a instalação de novas câmeras em áreas de grande circulação, entre outros benefícios.”

Mais informações com Leila Reis (leila@rlcpress.com.br) 11 991709-4876

CRÉDITO DAS FOTOS: Celso Castro/Studio ¾

Links da imagens e da apresentação

http://galeria.rlcpress.com.br/main.php?g2_itemId=55546