10
O grupo #Melhoresaos50 acaba de fazer a entrega de kits para famílias da comunidade de Heliópolis, em São Paulo, para ajudá-las a se proteger da contaminação da Covid-19. Integrado por 166 mulheres, o grupo se reúne desde março de 2019 para conversar sobre questões femininas contemporâneas. O lote doado na segunda-feira (4/05) inclui gêneros alimentícios, uma vez que muitas famílias passam necessidade porque estão sem emprego.

“Conversamos com muitos moradores, principalmente mulheres chefes de família. E grande parte delas está sem emprego e renda”, diz a psicóloga Patrícia (Pato) Ely, 48 anos.

A primeira fase da ação aconteceu dia 5, com a doação das cestas por intermédio da ONG Associação Ação Comunitária Nova Heliopólis, que trabalha com cursos para jovens moradores de Heliópolis. “Com o agravamento da pandemia, famílias nossas começam a não ter o básico”, diz José Marcelo da Silva, presidente da ONG.

A empresária Eliana (Noca) Falbel, 54 anos, que com a Pato integra a linha de frente do projeto diz que a necessidade de ajudar a população sem recursos surgiu de maneira natural no início da pandemia. “Temos capacidade de contribuir no combate em pelo menos um aspecto dessa crise, que é a falta de itens básicos de higiene para diminuir o contágio”, diz Noca. “Mas a realidade nos mostrou que a comunidade precisava também de alimentos”.

O alto volume dos itens arrecadados foi resultado da estratégia adotada pelo grupo: se valer da grande rede de amigos formada pela soma dos contatos das mulheres que formam o #Melhoraos50. Apesar de parecer óbvia, em tempos de redes sociais, a estratégia só funcionou porque as integrantes se dedicaram a sensibilizar seus amigos mais próximos, fazendo com que eles se comprometessem a sensibilizar outras pessoas. “Foi uma pirâmide do bem”, brinca Pato. “Mas só deu certo porque apelamos mesmo para o coração das pessoas. E foi uma surpresa ver que, nessa crise, tem tanta gente solidária e querendo ajudar”, diz Noca.